Psicopedagogia

. O que é?

A psicopedagogia é da área de conhecimento da linguagem que se dedica exclusivamente ao estudo do processo de ensino-aprendizagem: como o sujeito aprende ou porque não aprende.  

A psicopedagogia vem se definindo como intervenção no campo da aprendizagem, tratando das condições de aquisição e produção do conhecimento por parte do sujeito, e das condições de transmissão por parte dos professores. A intervenção psicopedagógica diz respeito à relação ensino-aprendizagem que ocorre na relação professor-aluno, mediada pela transmissão de conhecimentos historicamente produzidos e socialmente reconhecidos. É, portanto, uma intervenção educacional, e mais que isso, a forma através da qual a educação se realiza. O mais provocativo na intervenção psicopedagógica tem sido o que se convencionou chamar de “problemas de aprendizagem”. Quanto a isto a intervenção psicopedagógica se encontra imersa numa gama de questões importantes de serem tratadas, pois elas expressam a forma como a educação vem ocorrendo, o lugar que ocupa no discurso social, e como se produz enquanto discurso social.
. Em que condições se dará a intervenção psicopedagógica?

  Quando a Escola, e a família identificar manifestações no processo de aprendizagem da criança. Os sintomas se apresentam como dificuldades de aprendizagens, comportamento irregular.

Os problemas mais comuns no processo de aprendizagem de Leitura e Escrita

   No momento da alfabetização o "olhar" da professora é fundamental!

  Como identificar e encaminhar para uma avaliação de um especialista:                                               

   . Se ao pronunciar as palavras a criança não posiciona a língua corretamente; (fonoaudiólogo(a))

    . Faz trocas sistemáticas na leitura e escrita; (Psicopedagogo (a)

    . Aproxima muito o texto;  (oftalmologista)

   .  Demora para copiar, realizar tarefas; (psicopedagogo)

   . Demora para responder aos comandos;  (psicopedagogo)

   . Fala infantilizada; (psicopedagogo)

   . Comportamento irregular; (psicopedagogo)

   . Parece não apreender a informação;   (psicopedagogo)

   . Não acompanha o grupo;   (psicopedagogo)

   . Agressividade;   (psicopedagogo)

* Essas questões são da área da linguagem: Psicopedagogo e Fonoaudiólogo (fala)  

    Atenção: o olhar da professora alfabetizadora é fundamental, pois se a criança permanece por um longo período neste lugar,  o seu rendimento escolar será insatisfatório e  haverá consequencias de outra ordem...

 .  O processo de Aprendizagem e as queixas mais freqüentes....

Algumas crianças e jovens, em certos momentos de suas vidas, sofrem muito na Escola. Outras,  já no primeiro dia.  Há os que iniciam bem a vida escolar, mas, depois de algum tempo passam a apresentar  manisfestações no seu processo de aprendizagem. Então, a Escola passa a ser vista como a causadora da  sua infelicidade e, passa a detestá-la. Nesses casos, precisam do olhar atento dos educadores (pais e professores). A compreensão e atenção dos pais e da professora são fundamentais para identificar as dificuldades mais frequentes no processo de aprendizagem de seu filho(a), aluno(a).  

 Se  um sujeito está  com  dificuldades  no seu processo de aprendizagem, certamente tem um bom motivo para isso!.  As vezes o que vemos é apenas o “sintoma”. 

 A  professora e a família não sabem nomear essa insatisfação  e nem mesmo, identificar as causas dos sintomas que se manifestam na aprendizagem  de uma criança, por isso faz-se necessário uma avaliação da psicopedagoga porque essas manifestações exigem a intervenção dos especialistas em linguagem. Muitas vezes o psicopedagogo e fonoaudiólogo atuam juntos em questões da ordem da linguagem.  

Infelizmente, até os dias de hoje as crianças das Escolas Públicas no Brasil ainda são encaminhadas para avaliação das questões de linguagem via Pediatra. Quando os pediatras observam que os sintomas se apresentam no comportamento, encaminham para um psicólogo pois, o Ministério da Educação, a àrea Médica ainda não descobriram que há um profissional específico para intervir nas questões de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.  Muitas vezes, a consequência desse encaminhamento é desastrosa. Vejo muitas crianças da rede pública de ensino sendo medicadas indevidamente com diagnósticos infundados como "Distúrbios do Déficit de Atenção" ou "Transtornos disso ou daquilo..."  

O Psicopedagogo atua com a certeza de que há o sujeito epistêmico (aquele que apreende a informação) e o desejante. Entre outras coisas, escutar o que a criança tem a dizer sobre o seu desejo é o que nos levará a entender os sintomas apresentados na sua aprendizagem. Pois, o encontro entre o que foi ensinado ou o que se quer ensinar e a subjetividade de cada um que torna possível o pensamento renovado, a criação, a elaboração, a aquisição de novos conhecimenos e, a habilidade nas relações pessoais.

                                                                                        Maria Teixeira

                                                                                                                      www.espaco-psicopedagogia.webnode.com.br

 

Galeria de Fotos: Psicopedagogia

A galeria de fotos está vazia.